sexta-feira, 4 de março de 2011

' CHE GUEVARA .

nada vai me calar, minha boca fala o que meus olhos vêem !

Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Argentino, nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928. Faleceu em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera (Bolívia).(http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara)
 ' quem nunca estudou ou até mesmo viu uma foto ou simplesmente ouviu falar sobre Ernesto Rafael Guevara de La Serna ou Che Guevara, esse cara foi tanta coisa que é impossível num se falar dele foi  políticojornalistaescritor e médico argentino-cubano ?  gente eu sou fã desse cara, um revolucionário socialista . 
 Che junto com seu amigo Alberto, resolvem sair da argentina numa "aventura" (digamos que de passagem) pela America latina, no inicio a intenção dessa viagem é só por diversão, mais quando Che começa a ver as condições de vida de diversas cidades e países, começa a despertar seu lado revolucionário (que sempre teve).O seu olhar, em pouco tempo, deu para contemplar outros horizontes, outras batalhas. Seu ódio aos norte-americanos fez com que imaginasse transformar a America Latina numa "imensa Sierra Maestra", (local de onde legiões de guerrilheiros poderiam ameaçar o colossal império dos ianques.) '     mais dedurado por uma camponesa Che foi encontrado na Bolívia, e foi morto a tiros !
para açguns ele representa a luta contra a desigualdade socia, e por outros(capitalistas FDP --' ) ele é visto como um verdadeiro criminoso, responsável por muitas mortes. 
'  voltando a falar sobre sua morte achei um texto bem interessante em site e resolvi postar aqui no Blog espero que gostem: em uma de suas viagens há Bolívia onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da America Latina e de onde pretendia invadir a Argentina. Enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido, não recebe o apoio do partido comunista boliviano e não consegue conquistar a confiança dos poucos camponeses que moravam na região que escolheu para suas operações, quase desabitada. Nem Che nem nenhum de seus companheiros falavam a língua indígena local. É cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte pelo soldado boliviano Mario Terán. , a mando do Coronel Zeteno Anaya, na aldeia de La Higuera. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que se utilizou de uma miríade de documentos falsos, de vários países, para entrar e viver na Bolívia. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.
Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que foram amputadas (para servir como troféu) logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honras de Chefe de estado, na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.. .

3 comentários:

  1. Meu ídolo, um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. :D

    ResponderExcluir
  2. ' espero que ele seja um idolo para todos :D

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL SEU BLOG, ACREDITO QUE ELE VAI CONTRIBUIR PARA QUE AS PESSOAS TENHAM CONHECIMENTO SOBRE PESSOAS QUE FIZERAM DIFERENÇA NA HISTORIA DA HUMANIDADE,VOU INDICAR PARA UMA AMIGA QUE CONFUNDI CHE COM JESUS..TE AMO MUITÃO....

    ResponderExcluir